A Bella Dona trouxe hoje pra você uma matéria explicando mais sobre a drenagem linfática, um procedimento visto por muitos com preconceito, mas que pode trazer muitos benefícios principalmente as mulheres. Por isso, vamos desmistificar a drenagem linfática.
A drenagem linfática consiste em uma massagem com movimentos suaves que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo seu sistema circulatório. A linfa é um líquido que circula no corpo limpando o sangue de impurezas, desempenhando o seu papel imunitário juntamente com os anticorpos do sangue. Além da drenagem linfática reduzir o inchaço generalizado ou local, que pode ser causado pelo seu congestionamento, protege e até trata problemas de ordem estética, como a celulite, mas também muscular ou articular, promovendo bem-estar geral.
Permanecer por longos tempos parado em uma só posição faz com que a linfa tenha a tendência a se acumular nos pés, por influência da gravidade, causando inchaço, acompanhado da maior concentração de impurezas no sangue. Por outro lado, simples caminhadas fazem com que os os músculos das pernas comprimam os vasos linfáticos, deslocando a linfa em seu interior e são também uma boa alternativa para melhorar a circulação linfática.
A drenagem linfática manual pode ser útil para eliminar qualquer tipo de inchaço no rosto ou no rosto que podem surgir nas mais variadas situações. A drenagem linfática é indicada para eliminar a retenção de líquidos que pode acontecer: durante a gravidez, após cirurgia plástica, lesões e traumatismos nos músculos, tendões ou articulações, após a depilação em qualquer parte do corpo, após qualquer cirurgia, em caso de celulite, devido ao grande consumo de sal e pouca ingestão de água.
A drenagem linfática pode ser realizada com as mãos ou com o uso de aparelhos específicos para drenagem, presente em alguns consultórios.