Blog

NÃO SOFRA COM AS PERNAS PESADAS!Postado: 08/07/2022 | Categoria: Bem Estar

Não existe nada mais chato que sentir as pernas pesadas. E pior, estar em meio ao trabalho e ter que continuar com essa sensação, contando os minutos para poder chegar em casa e ficar de pernas para o ar, literalmente!
 
Só quem já sentiu as pernas pesadas, que sabe como é bom deixá-las assim, pra cima. 
 
Mas por que algumas pessoas sentem as pernas pesadas? O que pode ser feito para amenizar esse sintoma?
 

Sintomas das pernas pesadas

Parecia ironia falar dos sintomas das pernas pesadas, porque é meio obvio... as pernas ficam pesadas. Mas não são apenas isso, é comum sentir dor, formigamento e até parestesia.
 
Esses sintomas aumentam com a idade, especialmente entre as mulheres. E costumam acentuar com os picos hormonais, como durante a menstruação e gravidez.
 

Causa das pernas pesadas

Esse desconforto em que sentimos as pernas pesadas indica que o retorno venoso nas veias está comprometido. Como assim?
 
O sistema de bombeamento muscular da panturrilha, que suporta o transporte de sangue dos pés em direção ao coração, pode não ter sido ativado o suficiente. Isso porque você esteve de pé ou sentado na mesma posição durante longos períodos.
 
Mas também pode ser um sinal de um distúrbio venoso precoce. Por isso, caso persista os sintomas, sempre é bom consultar um médico. 
 
Alguns fatores influenciam na saúde das pernas e favorecem as pernas pesadas. Confira:
 
Sexo: as mulheres têm duas vezes mais chances para ter a sensação de pernas pesadas do que os homens.
 
Idade: à medida que as células do sistema vascular envelhecem, aumentam as chances de desenvolver problemas venosos, incluindo as pernas pesadas.
 
Histórico familiar: caso alguém na família tenha doença venosa, as chances de que você também tenha são altas. O risco aumenta ainda mais quando ambos os pais sofrem de problemas venosos. 
 
Obesidade: a obesidade é um fator de risco considerável. É tanto que o risco de insuficiência venosa se multiplica por 10 em caso de obesidade. 
 
Estilo de vida: pessoas sedentárias e fumantes são propensas a desenvolver problemas vasculares.
 

Pernas pesadas: o que fazer?

Adotar alguns hábitos irá ajudar a aliviar ou evitar a sensação de pernas pesadas:
 
Alongue-se: procure alongar as pernas, ativando assim a circulação sanguínea. Muitos recomendam que o ideal é fazer isso após um banho quente, pois os músculos estarão mais relaxados. 
 
Meias de compressão: os médicos recomendam o uso de meias de compressão para auxiliar no tratamento das pernas pesadas
 
Elevar as pernas: deixar as pernas elevadas torna mais fácil para o coração bombear sangue para elas. Faça isso durante uns 15 a 20 min.
 
Fique de pé e mova as pernas: movimentos suaves auxiliam na circulação do sangue. Caminhe um pouco, se movimente, mexa-se devagar. Faze isso ativará o sistema venoso.
 
É importante também limitar o tempo de permanência de pé ou sentada e evitar o uso constante de salto alto.
 
Além disso, existem tratamentos que auxiliam no tratamento das pernas pesadas:
 
Pressoterapia: a Pressoterapia melhora a circulação sanguínea e o sistema linfático. O resultado é a ativação da circulação venosa e linfática, estimulando a eliminação de substâncias tóxicas do organismo, eliminando a sensação de cansaço e peso nos membros inferiores.
 
Massagem manual: a massagem manual estimula a circulação sanguínea, alivia a tensão acumulada, liberta toxinas acumuladas no organismo, aliviando câimbras e descongestionando os músculos das pernas.
 
Aplicação de ozônio: o ozônio tem capacidade de estimular a circulação sanguínea, neutralizar toxinas e impurezas que afetam a circulação e fortalecer as paredes arteriais. Tudo isso ajuda a combater as pernas pesadas.
 
Está sofrendo com as pernas pesadas?
 
Não sofra mais!
 
Marque um horário conosco agora mesmo.


Leia Também



Comentários