Blog

TRATAMENTO ANTI TABÁGICO COM ACUPUNTURAPostado: 09/11/2017 | Categoria: Saúde

O habito de fumar, ou consumir tabaco, é a principal causa de morte evitável segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Existem vários tratamentos que ajudam os que desejam a deixar de fumar. Um que tem se mostrado muito eficaz é a acupuntura.
A acupuntura foi desenvolvida pelos chineses, há mais de cinco mil anos, com o objetivo de tratar e curar diversos males. A terapia utiliza agulhas em pontos específicos do corpo, estimulando esses pontos para diminuir ou aumentar a energia que percorre o corpo. 
Deixar de fumar não é algo fácil, pois além do corpo apresentar nicotina, é um habito que, na maioria das vezes, dura anos. Quando se tenta deixar, é normal a pessoa sentir um grande vazio. Por isso, o paciente precisa querer parar de fumar, já que a dependência envolve o lado psicológico e emocional.
Como a acupuntura funciona no tratamento anti tabágico? Ela age aumentando a liberação de encefalinas e endorfinas no sistema nervoso central, excitando a via neural da recompensa. Dessa forma, inibe a excitação dos receptores para a nicotina, que nas pessoas tabagistas é presente em maior quantidade.
De forma mais especifica, as sessões de acupuntura ajudam na habituação psicológica e física equilibrando o baço, pulmão e fígado. Esses órgãos são responsáveis por evitar preocupações e obsessões, não sentir tristeza e evitar irritabilidade. Logo em seguida, entra a fase de desintoxicação e limpeza da nicotina presente no corpo, acalmando e evitando a ansiedade que possa surgir.
Para potencializar o efeito do tratamento com a acupuntura, podem-se usar chicletes e adesivos de nicotina. Qual o objetivo? Ajudar que o paciente não sinta tanto os efeitos da falta da nicotina, preparando o corpo para deixar a dependência.
Os resultados obtidos no tratamento anti tabágico com acupuntura são bastante promissores, pelo fato dos pacientes terem menos recaídas e apresentarem menos efeitos colaterais. 
Está querendo deixar de fumar? Marque um horário conosco, queremos ajuda-lo!


Leia Também



Comentários