Muitos estudos têm sido feitos nos últimos anos sobre o efeito das músicas nos bebês. E estes apontam ao fato de que há sim muitos benefícios desta pratica.
A pediatra Beatriz Beltrame, por exemplo, diz que ouvir música contribui para o desenvolvimento dos bebês e das crianças porque a harmonia dos sons estimula a audição e a fala e também o seu desenvolvimento intelectual, sensorial e motor.
Além disso os benefícios do estímulo musical para o desenvolvimento infantil incluem:
. Maior facilidade para falar as palavras corretamente;
. Maior destreza no aprendizado das sílabas e do alfabeto;
. Facilita o aprendizado da matemática e de línguas estrangeiras;
. Melhora o desenvolvimento afetivo e a coordenação motora.
Os bebês começam a ouvir ainda dentro da barriga de suas mães e quanto mais música ele ouvir, melhor será o seu desenvolvimento intelectual.
Quanto mais cedo a música for introduzida no ambiente da criança, maior será o seu potencial para aprender porque as crianças que vivem rodeadas de palavras adquirem mais fácil e rapidamente um discurso fluente e claro.
Os pais podem deixar músicas infantis para o bebê ouvir enquanto ele brinca e assistir vídeo clips com cantores infantis também é uma boa estratégia para estimular o desenvolvimento infantil. Além disso, a música dentro da creche e do jardim de infância já ajuda a criança a se desenvolver melhor. No entanto, as músicas mais adequadas são as infantis que falam dos animais, da natureza e da amizade que ensinam a fazer o bem e que são fáceis de rimar. Por isso, é fundamental que os pais tenham cuidado com o conteúdo das músicas que estão sendo ensinadas para as crianças.